Artrite psoriática


Artrite psoriática é uma das espondiloartropatias soronegativas, uma forma de artrite inflamatória associada com psoríase.

Distribuição:

A artrite psoriática é um processo simétrico principalmente com acometimento distal das mãos. Há cinco diferentes padrões de artropatia psoriática que são descritos na secção seguinte. É importante notar que os pacientes geralmente apresentam alterações que incluem mais que um desses subconjuntos.


Aspecto radiográfico:
Erosões começará geralmente nas superfícies articulares periféricos e ampliar de forma centralizada. periostite do Fluffy e erosões nas articulações interfalangianas pode criar uma aparência que lembra "orelhas de rato".

Como mencionado anteriormente, existem cinco padrões diferentes de artrite psoriática. Clássico artrite psoriática artrite ou DIP, envolve os dígitos distal da unha com patologia associada. Reabsorção dos tufos distal phlangeal muitas vezes pode ser visto, este é um processo chamado acroosteolysis. Artrite mutilante, é uma forma muito destrutivo da artrite psoriática, com reabsorção óssea significativa periarticular. As erosões podem causar um "lápis na taça" deformidade em que uma superfície articular é erodida criando uma aparência aguçado; o osso articular pode ser côncavo, semelhante a um copo de cabeça para baixo. Poliartrite simétrica, pode se assemelham fortemente a artrite reumatóide, com erosões e anquilose das articulações interfalangianas. oligoartrite assimétrica, tem a aparência de inchaço dos tecidos moles de uma falange único conhecido como "salsicha dígito". As exibições padrão quinto e último conclusões semelhantes a espondilite anquilosante com sendesmophytes espinhal que ocorrem em uma distribuição assimétrica. Isto é associado com sacroilitis que geralmente presente em um teste padrão assimétrico e unilateral.


Diagnóstico Diferencial:

Os achados radiológicos da mão em uma distribuição assimétrica distal sem osteoporose periarticular pode ajudar a diferenciar a artrite psoriática de artrite reumatóide. padrões de sobreposição dos dois processos da doença pode muitas vezes tornam difícil distinguir um do outro. Além disso, um paciente pode ter ao mesmo tempo artrite psoriática e artrite reumatóide. Síndrome de Reiter pode ser distinguido de artrite psoriática por sua tendência a envolver apenas as articulações dos membros inferiores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Forames do Crânio

Pólipos nasais

Pé sem perna