VASCULARIZAÇÃO DO ESTÔMAGO


O estômago recebe suprimento arterial dos três ramos do tronco celíaco. A artéria gástrica esquerda sai do tronco celíaco, vai deslocar-se por entre as lâminas do omento menor, ao longo da pequena curvatura do estômago, suprindo as superfícies do estômago, indo anastomosar-se com a artéria gástrica direita. A artéria gástrica direita pode ser ramo da artéria hepática própria ou da artéria hepática comum. Corre inferiormente em direção a pequena curvatura do estômago, que acompanha, emitindo ramos anterior e posteriormente, e acaba anastomosando-se com a artéria gástrica esquerda. A artéria gastroomental direita é ramo da artéria gastroduodenal; corre para a esquerda, entre as lâminas do omento maior, irrigando a porção direita do estômago, a porção superior do duodeno e o omento maior, anastomosando-se com a artéria gastroomental esquerda, que sai da artéria esplênica, passando entre as lâminas do omento maior e irrigando o estômago. A artéria esplênica ainda emite as artérias gástricas curtas que vão irrigar o fundo gástrico.

As veias gástricas acompanham as artérias na posição e no trajeto e drenam no sistema porta venoso. As veias gástricas esquerda e direita drenam diretamente para o sistema porta. A veia gastroomental direita costuma drenar para a veia mesentérica superior e a veia gastroomental esquerda e as veias gástricas curtas drenam para a veia esplênica ou uma de suas tributárias.

Os linfáticos do estômago drenam para linfonodos situados ao longo das artérias que o irrigam; podemos dividir em quatro áreas de drenagem. Uma área, a maior, que inclui a pequena curvatura e uma grande parte do corpo drena para os linfonodos gástricos esquerdos. Uma segunda área seria a parte direita da grande curvatura, drena para os linfonodos gastroomentais ou para os linfonodos pilóricos. A terceira área seria a porção esquerda da grande curvatura, que drena para os linfonodos gastroomentais ou para os linfonodos pancreatoesplênicos. Na quarta área, uma pequena porção da pequena curvatura, relacionado à porção pilórica, a drenagem é feita para os linfonodos gástricos direitos. Esses principais linfonodos drenam para os linfonodos celíacos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Forames do Crânio

Pólipos nasais

Pé sem perna