Palato


O palato separa a cavidade oral da porção nasal da farínge e é dividido em duas regiões: os dois terços anteriores(porção óssea) denominado palato duro e o terço posterior móvel(porção fibromuscular) denominado palato mole. O palato forma um arco no teto da cavidade oral. Esse arqueamento é presente no sentido antero-posterior e transverso.
O palato duro é formado pelos processos palatino da maxila e pelas lâminas horizontais dos ossos palatinos. Ele é limitado antero-lateralmente pela gengiva e pelos processos alveolares e posteriormente pelo palato mole.É recoberto por uma mucosa conectada ao perióstiodonde estão as glândulas palatinas secretoras de muco.
O forame incisivo, localizado posteriormente aos dentes incisivos centrais maxilares, é a abertura do canal incisivo. Ele dá passagem ao nervo nasopalatino e a artéria esfenopalatina . Os forames palatinos maiores perfuram as bordas laterais do palato duro a nível do terceiro molar donde emergem os nervos e vasos palatinos menores seguindo um trageto pórtero-anterior sobre um sulco no palato ósseo. Os forames palatinos menores dão passagem aos nervos e vasos palatinos menores que seguem um trageto em direção ao palato mole.
O palato mole, porção fibromuscular , localizado no terço posterior do palato, é revestido por uma aponeurose membranosa."O palato mole é uma prega muscular fixada à borda posterior do palato duro. O palato mole ou véu palatino estende-se em sentido póstero-inferior até uma borda livre curva da qual pende um processo conico, a úvula."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Forames do Crânio

Pólipos nasais

Pé sem perna