sábado, 12 de fevereiro de 2011

Score de Cálcio Coronário

Este foi o primeiro exame coronário desenvolvido através da Tomografia Computorizada (TC) para rastreio da doença coronária. No exame denominado Score de Cálcio, a TC é utilizada para determinar a quantidade de cálcio existente nas artérias coronárias.
Os depósitos de cálcio aparecem como zonas brancas brilhantes nos scans.
As Angio-TC Coronárias medem a quantidade de cálcio nas paredes das artérias coronárias que alimentam o coração com sangue.
A doença coronária é a forma mais comum de doença cardíaca nas nações industrializadas e é, de longe, a causa mais frequente de ataques cardíacos.
A doença coronária ocorre à medida que as placas de aterosclerose crescem, apertando o lúmen (o interior) das artérias coronárias. Estas placas são constituídas por gordura, colesterol e cálcio. É este cálcio nas placas que a Angio-TC Coronária pode detectar.
Estudos científicos demonstraram que, quanto mais calcificação nós tivermos pior é a doença coronária. Mesmo pequenas quantidades de cálcio nas nossas coronárias são um indicador de doença, podendo ser um precursor de um ataque cardíaco. Para reduzir o risco é necessário que se utilizem medidas agressivas, tais como: dieta mais saudável, reduzir o colesterol e deixar de fumar.