Hálux Valgo


Hálux Valgo - Joanete
Joanete ou hálux valgus é a deformidade que freqüentemente ocorre na articulação do I dedo com o I metatarso (metatarso-falangeana). Caracteriza-se pelo desvio lateral do dedão (hálux), que leva então ao desenvolvimento de calosidades e protuberância dolorosa na borda interna do pé. Associa-se freqüentemente a deformidades dos dedos menores, que podem desviar-se lateralmente ou superpor o I dedo ("cross-over") ou mesmo desenvolver deformidades em garra, com a flexão das articulações entre as falanges e gerar dor no dorso dos mesmos ao uso de calçados fechados.
Acomete principalmente as mulheres, especialmente pelo uso de calçados de bicos finos e saltos altos. Há outros fatores predisponentes como pés chatos, flacidez ligamentar generalizada, rotação externa das pernas, paralisias musculares, doenças reumáticas, além de predisposição familiar, que geralmente já se manifesta, nestes casos, com deformidades na infância (chamado de hálux valgus juvenil).
O melhor método de prevenção é evitar-se calçados inadequados, com bicos finos, saltos altos. Existem vários dispositivos para uso nos calçados, como espaçadores, cintas para hálux valgus, palmilhas, que podem ajudar a dar algum alívio sintomático e nos casos que já se manifesta de forma grave na infância e que evoluirão para cirurgia, podem ajudar a não deixar progredir muito a deformidade.
O tratamento conservador (sem cirurgia) é direcionado para melhora das dores e não deixar evoluir a deformidade mas o que regride mesmo a alteração é o tratamento cirúrgico, que geralmente é reservado para aqueles casos dolorosos e que incapacitam as pessoas de usarem um calçado fechado. Em mãos de ortopedista especialista em pés, experiente, dá bons resultados, tanto da dor como da estética.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Forames do Crânio

Pólipos nasais

Pé sem perna