Acetábulo

O quadril, ou articulação coxo-femoral é formado pelo osso da bacia (pelve) e o fêmur (o mais longo osso do corpo). Assemelha-se a uma esfera dentro de uma taça invertida. A esfera é a parte de cima do fêmur, ou cabeça do fêmur, e a taça é o acetábulo (de acetabulum – do latim).
Entre os dois ossos existe uma camada de cartilagem que possibilita o deslizamento com mínimo atrito e a lubrificação entre estas superfícies, além de espessos ligamentos, que mantém a articulação firmemente unida.
 Na borda do acetábulo existe uma estrutura de cartilagem fibrosa parecida com um lábio (no latim: labrum).  Esta estrutura tem funções importantíssimas na manutenção do selo articular de lubrificação, na distribuição homogênea de carga na cartilagem e tem sido muito estudada nos últimos anos. Será abordada em detalhes nos links sobre artroscopia e impacto.

Estas estruturas estão envoltas por poderosos músculos, chamados de músculos anti-gravitacionais, que permitem que adotemos a postura bípede. Estes músculos por sua vez possuem fortes tendões e pequenas bolsas interpostas (ou bursas - do latim), possibilitando um melhor deslizamento.
 Além dos ossos, cartilagens, ligamentos, labrum, músculos, tendões e bursas ainda nos interessam as artérias e veias, responsáveis pela circulação sangüínea e os nervos, responsáveis pelo estímulo motor e sensibilidade.
 O quadril possui basicamente três planos de movimento: lado-a-lado, para frente e para trás e rotações para dentro e para fora. Chamamos estes movimentos respectivamente de: abdução-adução, flexão-extensão e rotação interna-externa. Ele proporciona movimento e estabilidade ao corpo, atuando de forma sincronizada durante a marcha com toda a musculatura dos membros inferiores, coluna e pelve.
Devido ao “design” do quadril ser angulado e lateral ao eixo do corpo, este suporta grandes pressões durante a marcha, podendo chegar numa caminhada normal até a três vezes o peso do corpo e até cerca de OITO vezes o peso do corpo numa corrida rápida!
Os problemas que afetam o quadril se devem a alterações na harmonia funcional ou morfológica de uma ou mais das estruturas acima descritas.

4 lig. redondo
5 labrum


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Forames do Crânio

Pólipos nasais

Pé sem perna