REVELAÇÃO

REVELAÇÃO

O objetivo deste trabalho é apresentar a forma correta para a revelação de filmes radiográficos, como uma solução que contribua para o diagnóstico por imagens, e que atenda à necessidade desta de conhecer o método e a importância de seguir as instruções corretas para revelação de filmes para um melhor resultado. Para alcançar este objetivo, será demonstrada, de uma maneira simplificada.

REVELAÇÃO CONVENCIONAL

1 – PRINCÍPIO DE REVELAÇÃO

A revelação produz um registro visível e duradouro da Imagem Latente criado pelos Raios-X ou pela Luz Fluorescentes.

E a reação que transforma a imagem reduzindo quimicamente os haletos de prata afetado pela luz, em prata metálica. Estes haletos estão na emulsão do filme.

Para que tenhamos a imagem visível devemos revela-la e isso pode ser feito em processos manuais ou automáticos.

Existem muitos produtos para revelação que podem reduzir os haletos de prata metálica, no entanto, só podem ser denominados agentes reveladores ou agentes redutores capazes de transformar os halogenetos afetados pela luz em prata mais rapidamente do que não exposto.

Todo o processo de revelação é controlado por:

v Tempo de imersão dos filmes nos químicos;

v Temperatura;

v Força e preparo dos químicos entre outros

2 – SOLUÇÕES DE REVELAÇÃO

A revelação automática ou manual consiste em quatro operações:

Reveladores

O revelador é uma solução química que transforma a Imagem Latente no filme em uma imagem visível composta de diminutos de massas de prata metálica.

O revelador acelera o processo de oxidação metálica proveniente da mudança química devido à incidência de fótons. Provocam o enegrecimento proporcional do filme relativo as regiões expostas. Dentre muitas funções do revelador, ele amolece a emulsão (Gelatina) para proporcionar a adequada penetração dos químicos, ou seja, a oxidação da prata metálica à “revelação do filme”.

Os agentes reveladores mais comuns empregados com essa finalidade são o Metol, a Hidroquinona e a Phenidone, embora tenham essa característica, também atuam sobre os grãos não expostos (Indicado pela formação do Véu) convêm acrescentar que os agentes reveladores se utilizados de forma isolada, demoram varias horas para dar uma sensibilidade aproveitável, oxidam rapidamente por ação do ar e produzem um Véu desnecessariamente acentuado, portanto, é necessário e de fundamental importância acrescentarmos outros ingredientes conhecidos como: Solventes, Agentes Reveladores, Aceleradores, Preservativos, Retardadores, Endurecedores

Solventes

O Solvente básico em um revelador é a água que dissolve e ioniza as substâncias químicas do revelador. A água também faz com que a gelatina da emulsão do filme se dilate de maneira que os agentes de revelação dissolvidos possam se inflamar pra atingir os cristais de haleto de prata. Às vezes quando o revelador encontra-se concentrado é necessário um segundo solvente pra se manter todas as substâncias químicas na solução.

Agentes Reveladores

O agente revelador é um composto químico tal como a Hidroquinona ou a Phenidone capaz de converter os grãos expostos de haleto de prata em prata metálica. E ao mesmo tempo não produz efeito perceptível nos grãos na emulsão.

Aceleradores

Os aceleradores são ingredientes que intensificam a atividade do agente revelador reduzindo o tempo de revelação para minutos, por isso, designa-se alcale contido nesta solução que é indicado por valores de Ph, que quanto mais elevado estiver nesta solução a alcalinidade também será elevada. Mas com esta elevada alcalinidade, favorece a oxidação do agente revelador na solução e faz com que reduza a vida útil dos reveladores, por esse motivo é preferível conservar os agentes reveladores e a solução alcalina (acelerador) na forma de soluções separadas.

Preservativos

O agente conservador antioxidante, freqüentemente o Sulfato de Sódio ou de Potássio, retarda a oxidação da solução do revelador alcalino, tende a manter a proporção de revelação e ajuda a evitar manchas na camada de emulsão da película.

Retardadores

Freqüentemente o Brometo de Potássio ou o Iodeto de Potássio são utilizados como retardadores ou antivéu. Os Íons de Brometo protegem os grãos não expostos contra a ação, afim, de diminuir ao máximo o crescimento do Véu. Algumas vezes, outras substâncias químicas são adicionadas para suplementar a ação dos Íons de Bromo e de Iodo.

Endurecedores

Um agente endurecedor é muitas vezes usado em reveladores automáticos. Estes agentes endurecem a película durante a revelação na solução de revelador alcalino a alta temperatura de forma a evitar a dilatação excessiva da gelatina e a danificação da película conforme esta passa através dos rolos da processadora.

Reforços para revelador

São soluções que restauram o revelador a aproximadamente sua força original. O reforçador compensa a diminuição da atividade química do revelador original após o uso, e contém alta alcalinidade para contra balancear com a redução alcalina da solução de trabalho.

Banho de enxagüador

Após o filme ter sido revelado ele retém uma considerável quantia de revelador na gelatina, que ao ser transferido ao fixador neutraliza alguns dos ácidos no fixador. Com isso a solução será prejudicada e produzirá mancha nas radiografias. Na revelação é importante que o filme seja enxaguado antes de ser imerso no fixador com o objetivo de reduzir esta transferência do revelador.

Banho interruptor

O banho interruptor é uma solução de ácido acético e água. Uma fórmula padrão para o banho interruptor adequado para o uso com um revelador energético, tal qual o uso para o filme de Raios-X é uma mistura nas proporções de 128 ml de ácido acético (28%) para 1 Litro de água (No preparo sempre será necessário colocar o ácido na água e não a água no ácido).

3 - FIXADOR

O fixador interrompe o processo de revelação e retira todos os haletos de prata que não foram expostos à radiação.

Dentre outras funções do fixador ele volta a endurecer a emulsão.

Para se completar a revelação é necessário eliminar os cristais não revelados do filme revelado antes da lavagem, desta forma o filme não ira descolorir ou escurecer com o tempo ou pela exposição da luz. Além disso, as coberturas de gelatinas devem ser endurecida de maneira que o filme resista a arranhões e possa ser secado com ar quente. Estes processos são conhecidos como Fixação. A fixação é importante para manter a qualidade de uma radiografia. Os ingredientes básicos para um banho de fixação são:

A- Solvente

B- Agentes clarificantes ou de fixação

C- Preservativos

D- Endurecedores

E- Acidificantes

F- Amortecedores

Solvente

O solvente à base de água dissolve os outros ingredientes, difunde-se na emulsão carregando consigo o agente clareador, e dissolve os compostos de Tiossulfato de prata, desta forma ajudando a elimina-los do filme.

Agente clarificante ou fixador

Agente clarificante ou fixador dissolve e remove a emulsão dos haletos de prata não revelados. Esta ação modifica as áreas não expostas de filme de uma aparência leitosa para uma aparência clara ou transparente, deixando a imagem negra de prata produzida pelo revelador. Os mais usados são os Tiossulfato de Sódio e o Tiossulfato de Amônia. Estes agentes são também conhecidos como Hipo.

Se um filme não for adequadamente clareado, os cristais não expostos se tornarão escuros a serem expostos a luz e obscureceram a imagem.

Conservador

Comumente usa-se o Sulfato fato de Sódio como agente conservador para evitar a decomposição do agente clarificante ou fixador.

Endurecedor

É comumente um sal de Alumínio que evita que a gelatina da emulsão se dilate excessivamente ou se torne macia na lavagem à base de água, ou quando sendo seca com ar quente.

Também diminui o tempo de secagem.

Acidificante

O Ácido Acético ou outros compostos de ácido são usados para acelerar a ação de outras substâncias químicas e para neutralizar todo o revelador alcalino que possa ser trazido pelo filme.

Amortecedores

Existem diversos tipos de compostos chamados de amortecedores que podem ser adicionados a solução para manter a desejada acidez ou alcalinidade, desta forma ajudando a reação a obter melhores resultados. Eles são colocados no banho fixador para estabilizar a acidez contra a adição de reveladores alcalinos que foram trazidos pelo filme. Sem os amortecedores, o alcalino trazido pelo filme neutralizaria o ácido no fixador, interferindo com a atividade do fixador e encurtando a vida da solução. Alguns amortecedores também ajudam a reduzir a deposição de resina no banho de fixador.

Lavagem

Se a radiografia não for lavada por um temo prolongado, com a devida agitação, em um adequado volume de água, a imagem irá eventualmente se descolorir e desbotar. Os filmes devem ser lavados em água corrente que circula de maneira que ambas as superfícies do filme recebam água fresca continuadamente, removendo os agentes fixadores.

4– PREPARO DAS SOLUÇÕES

É uma das etapas mais importantes na revelação, é o correto preparo das soluções de acordo com as instruções do fabricante dos produtos que garante a sua qualidade.

Para obter os melhores resultados devem-se proceder rigorosamente ao que a bula do fabricante recomenda e utilizar sempre todos os produtos da mesma marca.

Precauções gerais quando do preparo dos químicos:

v Lavar completamente os tanques, tampos e os reservatórios da processadora.

v Não espirrar uma solução na outra, principalmente fixador no revelador, pois pode contaminar os químicos.

v Usar sempre o protetor contra respingos, que acompanha cada equipamento.

v Usar recipientes para a mistura e armazenamento, feitos de materiais não corrosivos.

v Não usar outros tipos de recipientes que tenham sido soldados.

v Manter os tanques sempre fechados, evitando sujeiras, evaporação dos químicos e uma rápida oxidação, esta proporcionada pelo contato com o ar.

v Use sempre espátulas ou mergulhadores separados para agitar as soluções quando da diluição dos químicos.

v Tomem cuidados ao usar termômetros de mercúrio para aferir a temperatura das soluções, porque este se quebrar o mercúrio representa perigo por causa da toxidade e pode produzir um alto nível de véu no filme.

v Por último, ajuste a temperatura da água na qual serão dissolvidas as substâncias químicas de acordo com a recomendação na bula do produto.

Substâncias químicas líquidas

Substâncias líquidas em água, devemos tomar duas precauções:

v A temperatura da água deve estar dentro do limite recomendado, e os ingredientes devem ser adicionados de forma correta.

v Misturar bem, na revelação manual, adicionar o reforçador antes de usar a solução.

Substâncias químicas em pó

O preparo deve ser realizado em um outro local para evitar contaminação de materiais sensibilizados pelo pó durante a mistura.

Ao preparar coloque as substâncias químicas em pó primeiro na água do tanque e adicione a substância química devagar mexendo sem parar para evitar aglutinação ou formação de fragmentos. Coloque sempre devagar e cuidadosamente para evitar a poeira química. Grandes quantidades não devem ser misturadas a mão e sim com misturadoras elétricas.

5 – FATORES QUE AFETAM O GRAU DE REVELAÇÃO

Existem fatores de processamento que afetam diretamente a revelação.

São eles: Tempo, Temperatura, Agitação, Interrupção do processo de revelação

Tempo

É recomendado pelo fabricante que se siga religiosamente tempo de preparo da mistura e de imersão do filme. Para que os químicos fiquem prontos adequadamente deve ter um tempo de preparo e de mistura para que não haja nenhum tio de aglutinação nos filmes ou manchas. O temo da imersão a solução diluída produzirá contraste máximo, por esse deve-se controlar cuidadosamente o tempo de imersão.

Temperatura

Quanto mais baixa mais lentamente atuarão as substâncias reveladoras, se superior a 28ºC em processamento manual ou 37ºC em processamento automático amolecem acentuadamente a gelatina, fazendo com que a emulsão possa se deteriorar com facilidade. Os agentes de revelações automáticas, contém agentes endurecedores de gelatinas na película.

No processo manual a temperatura varia entre 13ºC à 27ºC.

Agitação

A gelatina é algo semelhante a uma esponja que se embebe do agente revelador, se o filme não for agitado os agentes reveladores se esgotam rapidamente.

A agitação é fundamental, pois o Brometo que se origina como subproduto é um retardador de revelação. Deve-se procurar uma agitação uniforme durante toda a operação, sendo contínua, pode se reduzir o tempo de revelação em aproximadamente 20%, na processadora automática é produzida a ação rotatória dos roletes dos transportes, por bombas de recirculação e pela passagem mecânica da película através do revelador.

Interrupção do processo de revelação

Podemos utilizar dois métodos para interrupção:

1- Utilização de uma solução de Paragem, na qual seria imersa a película revelada.

2- Proceder uma operação de lavagem uniforme, pois se houver permanência de agentes reveladores ativos na emulsão e se for imersa no fixador, poderá transformar a prata que se formou em uma espuma de prata coloidial ou véu dicróico.

6- MÉTODOS PARA A REVELAÇÃO MANUAL

Tempo e Temperatura

A revelação para filmes de Raios-X são mais eficientes quando usadas dentro de um limite de temperatura (temperatura ideal 21ºC). Em temperaturas abaixo da recomendada, algumas das substâncias químicas claramente atrasam sua atividade e podem causar uma revelação insuficiente e uma fixação inadequada.

Temperaturas acima da recomendada a atividade é muito alta para o controle da revelação manual.

A temperatura de revelação prescrita pelo fabricante é geralmente recomendada por várias razões.

Primeiro: se obtêm o bom desempenho sensitométrico do filme, isto é, o contraste e a velocidade do filme são satisfatórios e o véu é mantido a um nível aceitável.

Segundo: a revelação se processa em tempo conveniente.

Terceiro: com dispositivos modernos de preparar soluções, a temperatura é geralmente mantida.

Manter as soluções na temperatura recomendada fará com que o usuário possa obter as melhores características sensitométricas e também terá a vantagem de um tempo padrão de revelação, fixação e lavagem.

A revelação por tempo e temperatura é mais preferível do que a revelação por simples observação a qual na realidade requer mais atenção, habilidades e critérios.

Quando os tempos e as temperaturas são cuidadosamente correlacionados, conforme recomendado pelo fabricante, qualquer falta de densidade na radiografia pode ser atribuída a subexposição demasiada em vez da revelação excessiva. Este fato é importante ao se determinar os ajustes na exposição.

Reforço para revelação manual

A atividade de um revelador não reforçado diminui gradualmente devido à exaustão. Mesmo quando o revelador não esta sendo usado, a atividade pode diminuir vagarosamente por causa da oxidação do agente revelador pelo ar. Esta exaustão, se não for contra-balanceada, gradualmente resultará em revelação deficiente e afetará o contraste e a velocidade de modo adverso.

A melhor forma de se compensar estas perdas é o uso do sistema onde a atividade e os volumes da solução são mantidos através de um reforço químico adequado.

O sistema de reforço é eficaz e simples só é preciso adicionar uma solução ao revelador original pra compensar a perda da atividade e assim permitir um tempo constante de revelação.

O reforço desempenha a dupla função de manter o nível liquido no tanque e de manter a atividade da solução.

Co este método, os filmes devem ser removidos rapidamente do revelador sem permitir que o excesso de solução escorra de volta para o tanque.

Em todos os casos a solução deve ser jogada fora ao final de três meses, por causa da oxidação pelo ar, e o acumulo de gelatina, sedimentos e impurezas do mecanismo que acabam infiltrando na solução.

Procedimentos

No que diz respeito aos procedimentos seguidos na revelação manual, certifique-se de consultar as recomendações do fabricante, uma vez que elas podem variar de produto a outro.

Primeiramente, usando diferentes espátulas, misture bem as soluções pra igualar a temperatura e a atividade química em todos os tanques. Em seguida, determine as temperaturas das soluções.

Logo após, baseando-se no tempo e na temperatura da solução do revelador, ajuste o cronômetro para intervalos adequados.

Mergulhe imediatamente o filme no revelador e golpeie levemente a colgadura contra a parede do tanque para remover as bolhas de ar da superfície do filme. Alguns filmes não devem ser removidos durante a agitação.

É aconselhável escorrer o filme no espaço entre os tanques ao invés de colocar o filme não escorrido diretamente no próximo tanque, desta forma prolongando a vida das soluções.

Enxágüe

Após o filme ter sido revelado, deve ser mergulhado em um banho enxaguador de água corrente límpida ou ainda em uma solução de banho interruptor.

O tempo mínimo para o enxágüe ou banho interruptor é de aproximadamente 30 segundos. As temperaturas de todas as soluções devem ser mantidas próximas da emulsão.

Após o enxágüe, o filme deve ser novamente escorrido de maneira que a menor quantidade possível de liquido seja transferida para o fixador.

Lavagem

Os filmes devem ser devidamente lavados para se remover as substâncias químicas da emulsão. Para evitar uma eventual descoloração e desbotamento da imagem. São necessários, uma boa quantidade de água corrente e límpida, a qual deve fluir de tal forma que ambas as superfície de cada filme receberam água fresca continuamente.

O tempo requerido pra uma adequada lavagem, depende da temperatura da água, da sua qualidade, do ritmo do fluxo e turbulência da água, do tipo de filme e de certa forma do tipo do fixador.

Deve-se seguir as recomendações do fabricante quanto ao tempo de lavagem, que é freqüentemente entre 5 a 30 minutos. Os filmes de “exposição direta” requerem um maior tempo de lavagem, por que sua emulsão tende a ser mais pesada. A lavagem deve ser cronometrada a partir do mergulho do ultimo filme na água, porque os filmes lavados ou parcialmente lavados não só absorverão as substâncias químicas do fixador das águas contaminadas como também liberarão estas substâncias na água renovada.

Assim, conforme mais filmes são adicionados ao tanque, os filmes podem ser movidos progressivamente na direção contra a corrente para perto da entrada de água de maneira que os filmes prontos sejam lavados na água mais límpida e recente.

A lavagem será mais eficaz se for feita através de um sistema de cascata no qual a água flui através de dois ou mais tanques pequenos em vez de um tanque grande.

Deve-se deixar o filme descansando por dois a três segundos após ser retirado da água.

Agente umedecedor

Com o objetivo de evitar marcas de água e secagem na radiografia e de acelerar a secagem, enxágüe por cerca de 30 segundos em um agente umedecedor após ter sido retirado da água da lavagem.

O agente reduz a tensão da superfície da água no filme evitando a formação de gotículas de água, que deixam marcas quando secas.

Secagem

É a etapa mais simples da revelação, e também bastante importante. A secagem indevidamente realizada pode resultar em marcas de água ou deteorização da gelatina devido à excessiva temperatura. As temperaturas de secagens devem ser rigorosamente seguidas pelas recomendações do fabricante.

Tem a função de trazer ao estado normal a emulsão de modo uniforme, limpo e dentro de um intervalo de tempo razoável, nesta fase podem acontecer defeitos, como deposição de pó ou fios na emulsão, presença de pequenas gotas d’água causando manchas e falta de espaçamento entre as películas grudando umas nas outras. Para evitarmos estes defeitos, após a lavagem devemos imergir o filem em uma solução que contenha agente umedecedor, diminuindo a tensão superficial, reduzindo o risco de que a água seque de forma desigual.

Os secadores consistem em uma cabine na qual a umidade é retirada do ar através de substâncias químicas e o ar dês-umedecedor é re-circulado sobre o filme.

Assim que estiverem secos, os filmes devem ser retirados do secador para evitar que se torne quebradiço e deve-se cortar as pontas para retirar as marcas dos grampos.

As radiografias podem ser penduradas para secar em bastidores em uma área livre. Independente dos métodos usados para a secagem, os filmes devem estar bem separados uns dos outros, pois se entrarem em contato durante a secagem, eles podem apresentar marcas de secagem ou podem grudar-se uns aos outros.

7– REVELAÇÃO AUTOMÁTICA

A demanda por radiografias fez com que os radiologistas e os departamentos de radiologia fossem desafiados a se tornarem cada vez mais eficientes no uso de instalações disponíveis para produzir radiografias ideais. A revelação automática de filme de Raios-X tem se tornado um grande fator no manuseio com sucesso, deste crescente volume de trabalho.

A automatização da revelação é possível graças à combinação de três elementos: Processadoras; Substâncias químicas especiais; Filmes compatíveis.

Trabalhando em conjunto, estes elementos oferecem um meio rápido de produzir radiografias adequadamente reveladas.

Interação dos componentes

A essência da revelação automática é a interação controlada do filme, substâncias químicas e processadoras. Para revelar, fixar, lavar e secar uma radiografia no curto tempo disponível no processo automático, requer vários fatores, entre eles substâncias químicas especialmente formuladas e rígido controle das temperaturas da solução, agitação e reforço. As características do filme devem naturalmente ser compatíveis com as condições de revelação com o diminuído tempo de revelação e com o sistema de transporte mecânico.

Processadoras automáticas

O processamento de maneira geral é idêntico, com variações nos tempos seco a seco, de acordo com o tempo há variações de fluxo e temperaturas, é composta de três tanques e um secador, motor condutor, conjuntos de racks, termostatos de controle de temperatura de circulação, de fluxo, de tempo de processamento, etc.

A instalação é feita com o corpo no lado de dentro da Câmara Escura (CE) executando algumas “corpo fora da Câmara Escura”.

Na parte de dentro da câmara escura, esta localizada a gaveta onde são colocados os filmes para os processamentos, em seguida os filmes são impulsionados pelos roletes dos racks, que são movimentados por um motor central, e são colocados nos tanques que se movimentam em tempos controlados puxando os filmes de seco a seco, revelando, fixando, lavando e secando, o que demora em média de 45, 90, 150 a 180 segundos.

Manutenção das processadoras

Alguns dos procedimentos padrões de manutenção para a adequada operação da processadora, são os seguintes:

v Freqüente verificação dos níveis de solução, proporção de reforço, temperaturas fornecimento de água e recirculação da solução.

v Limpeza dos tanques, dos bastidores de revelação, passadores, filtros e tubos de ar do secador. Os depósitos químicos devem ser removidos dos rolos.

v As soluções de limpezas dos sistemas devem ser utilizadas de acordo com as instruções do fabricante, se houver propagação biológica ela deve ser removida de acordo com as recomendações.

v Deve-se utilizar bandejas de escorrimento e protetores contra respingos ao se remover ou instalar os bastidores.

v Trocar os filtros nos sistemas de circulação e nos condutores de água.

v Ao iniciar o trabalho do ai, sugere-se colocar algumas folhas de filme de limpeza na processadora. Este procedimento ajuda a remover os precipitados, sujeiras e outras substâncias que podem ter sido depositadas nos rolos. Existem filmes de limpezas para os rolos de transporte fabricados com esta finalidade.

Sistemas dos processos automáticos

As processadoras automáticas incorporam vários sistemas, os quais transportam, revelam e secam o filme, alem de reforçar e recircular as soluções de revelação.

Sistemas de transportes

v Tem a função de transportar o filme através das soluções do revelador e do fixador e pelas seções de lavagem e secagem.

v Mantém o filme em cada etapa do ciclo de revelação durante o exato tempo requerido.

v E também, produz uma radiografia pronta pra ser analisada.

O filme é transportado por um sistema de rolos que funcionam por um motor de velocidade constante.

O sistema, ainda desempenha duas outras funções importantes para a rápida produção de radiografias de alta qualidade.

Em primeiro lugar, os rolos produzem agitação vigorosa e uniforme das soluções na superfície dos filmes, o que contribui pra a uniformidade da revelação.

Em segundo lugar, a ação espremedora dos últimos rolos remove a maioria das soluções do filme, reduzindo as substâncias, prolongando a vida do fixador e aumentando a eficiência da lavagem.

Sistema de água

O sistema de água na maioria dos reveladores tem duas funções: lavar o filme e ajudar a estabilizar a temperatura das soluções de revelação.

A água temperada (fria e quente) passa por um regulador de fluxo que mantém um fluxo de água adequado e constante. Dependendo da processadora parte ou toda a água é usada para ajudar a controlar a temperatura do revelador. Em outras ajuda a regular também a temperatura do fixador.

O controle adequado da temperatura do revelador e lavagem do filme é feito com água de diversas temperaturas.

Sistema de recirculação

A recirculação das soluções do fixador e do revelador, desempenham as funções de misturar uniformemente as soluções de revelação e reforço, ajudando a manter a temperatura adequada e a atividade química, e também mantém as soluções misturadas e agitadas em constante contato com o filme.

A recirculação da solução do fixador é semelhante a do revelador, com a diferença de que a temperatura do fixador pode ser controlada pela temperatura do revelador ao invés de um ter um regulador separado.

Sistemas de reforços

Sem o reforço a atividade química das soluções de revelação diminuiria com o seu uso. O reforço exato é essencial para a revelação adequada do filme para prolongar a vida das soluções de revelação. Além do mais em uma processadora automática, se as soluções não forem devidamente reforçadas, o filme pode não secar e nem ser transportado corretamente.

O reforço é misturado nas soluções da processadora através de bombas de recirculação.

As quantidades de reforço devem ser ajustadas e verificadas periodicamente. O reforço excessivo do revelador pode resultar em baixo contraste e menor densidade máxima, o reforço insuficiente resulta em ganho de velocidade e contraste, mas o bastante escasso resulta na perda dos dois.

Sistema de secagem

A rápida secagem da radiografia revelada depende do adequado condicionamento do filme nas soluções de revelação, da remoção eficiente da umidade da superfície pelos rolos espremedores e do bom fornecimento de ar morno, que atinge ambas as superfícies da radiografia.

O ar quente é fornecido para a seção do secador através de um compressor. A maioria do ar morno é re-circulados, o resto é ventilado para evitar a acumulação excessiva de umidade no secador e ar fresco é aspirado para dentro do sistema em substituição ao ar ventilado.

Estes são os principais sistemas da revelação automática.

É o meio pelo qual se efetua o meticuloso controle de revelação dia após dia.

Entretanto, estes sistemas não podem por si só produzir radiografias de qualidade, prontas para serem analisadas.

Química de revelação automática

A revelação automática não é simplesmente a mecanização da revelação manual, mas sim processo que depende da revelação entre a mecânica, as substâncias químicas e o filme.

Para responder as necessidades e condições especificas da revelação automática foram desenvolvidas substâncias químicas especiais.

Substâncias químicas da revelação automática

A revelação automática impõe requisitos bem diferentes nas substâncias químicas. Revelar e fixar as imagens, as substâncias químicas de revelação devem evitar a excessiva dilatação, resvalamento ou pegajosidade da emulsão e devem permitir que o filme seja lavado e secado rapidamente.

Em processadoras automáticas, se um filme se tornar escorregadio, pode atrasar-se no sistema de transporte de maneiras que os filmes que o seguem o alcancem e sobreponham-se a ele; ou pode tornar-se tão pegajoso que fica grudando e enrolado em um dos rolos. Se a emulsão se torna macia ela pode ser danificada pelos rolos.

A melhor maneira de se controlar as variações das propriedades físicas do filme é através de substâncias químicas especiais.

Para simplificar e para melhor beneficio possível de um departamento de radiologia a revelação deve ser rápida.

Alimentação do filme – Processadoras automáticas

As folhas de filmes devem ser colocadas na processadora automática de acordo com o diagrama fornecido pelo fabricante do equipamento. Filmes de tamanhos menores do que o recomendado, podem ser colocados na processadora somente após terem sido afixados com fita adesiva. Esta fita deve ser imune as soluções e temperaturas da processadora e seu lado adesivo não deve ser exposto.

Uma leve pressão no rolo, assim que este é colocado na processadora, mantém o filme corretamente alimentado. Este procedimento impede qualquer agrupamento no sistema de rolos, que possa ocorrer se o filem se desviar.

Para evitar arranhões ou quaisquer outros tipos de danos, devido ao manuseio, enrole o filem em carretel assim que ele surge da secção de secagem do revelador.

As vezes surgem alguns problemas devido as aplicações deliberadas pelos usuários de condições de revelação diferente das recomendadas pelos fabricantes. Por exemplo é possível aumentar a velocidade e o contraste de um filme através de sua revelação a uma temperatura mais elevada do que a recomendada pelo fabricante, ou é possível aumentar a latitude de um filme através de uma revelação em soluções que não foram recomendadas.

As recomendações dos fabricantes são meio-termos feitos para oferecer margens de tolerâncias para variedades de possibilidades.

É importante lembrar que as mudanças nas condições de revelação, poderão trazer grandes efeitos na imagem radiológica e que o controle cuidadoso das condições de revelação é essencial para se obter qualidade radiográfica constante.

Controle de qualidade

O uso de um programa de controle de qualidade não irá somente fornecer uma reprodutibilidade, mas também dará ao usuário uma confiança no sistema de controle de exposição, que forem estabelecidas. Para que alcancem estes dois objetivos (reprodutibilidade e confiança), deverá ser estabelecido um tempo determinado para o uso dos químicos para que os mesmos não venham influenciar nas radiografias.

Uma vez que foi estabelecido um programa de controle de qualidade para a revelação será mais fácil manter uma produtividade com qualidade radiográfica uniforme, por que as variações desta fonte serão reduzidas.

O propósito de um programa de controle de qualidade é o de manter sempre radiografias excelentes, mas o que consiste na excelência de uma radiografia é uma questão subjetiva. Estabelecer o controle de qualidade deve-se estabelecer os critérios fundamentais, juntamente com a margem de tolerância para os fatores técnicos sendo monitorados.

Estes critérios devem ser determinados e baseados nas necessidades diagnosticas do radiologista.

Comentários

Flavia disse…
Prabéns pelo trabalho,me ajudou MUUITO mesmo. Obrigadaa aee

Postagens mais visitadas deste blog

Forames do Crânio

Pólipos nasais

Pé sem perna