Revelação


– PRINCÍPIO DE REVELAÇÃO

A revelação produz um registro visível e duradouro da Imagem Latente criado pelos Raios-X ou pela Luz Fluorescentes.
E a reação que transforma a imagem reduzindo quimicamente os haletos de prata afetado pela luz, em prata metálica. Estes haletos estão na emulsão do filme.
Para que tenhamos a imagem visível devemos revelâ-la e isso pode ser feito em processos manuais ou automáticos.
Existem muitos produtos para revelação que podem reduzir os haletos de prata metálica, no entanto, só podem ser denominados agentes reveladores ou agentes redutores capazes de transformar os halogenetos afetados pela luz em prata mais rapidamente do que não exposto.
Todo o processo de revelação é controlado por:

v Tempo de imersão dos filmes nos químicos;
v Temperatura;
v Força e preparo dos químicos entre outros

SOLUÇÕES DE REVELAÇÃO

A revelação automática ou manual consiste em quatro operações:

 Reveladores

O revelador é uma solução química que transforma a Imagem Latente no filme em uma imagem visível composta de diminutos de massas de prata metálica.
O revelador acelera o processo de oxidação metálica proveniente da mudança química devido à incidência de fótons. Provocam o enegrecimento proporcional do filme relativo as regiões expostas. Dentre muitas funções do revelador, ele amolece a emulsão (Gelatina) para proporcionar a adequada penetração dos químicos, ou seja, a oxidação da prata metálica à “revelação do filme”.
Os agentes reveladores mais comuns empregados com essa finalidade são o Metol, a Hidroquinona e a Phenidone, embora tenham essa característica, também atuam sobre os grãos não expostos (Indicado pela formação do Véu) convêm acrescentar que os agentes reveladores se utilizados de forma isolada, demoram varias horas para dar uma sensibilidade aproveitável, oxidam rapidamente por ação do ar e produzem um Véu desnecessariamente acentuado, portanto, é necessário e de fundamental importância acrescentarmos outros ingredientes conhecidos como:

Solventes
Agentes Reveladores
Aceleradores
Preservativos
Retardadores
Endurecedores

 Solventes

O Solvente básico em um revelador é a água que dissolve e ioniza as substâncias químicas do revelador. A água também faz com que a gelatina da emulsão do filme se dilate de maneira que os agentes de revelação dissolvidos possam se inflamar pra atingir os cristais de haleto de prata. Às vezes quando o revelador encontra-se concentrado é necessário um segundo solvente pra se manter todas as substâncias químicas na solução.

  Agentes Reveladores


O agente revelador é um composto químico tal como a Hidroquinona ou a Phenidone capaz de converter os grãos expostos de haleto de prata em prata metálica. E ao mesmo tempo não produz efeito perceptível nos grãos na emulsão.

   Aceleradores

Os aceleradores são ingredientes que intensificam a atividade do agente revelador reduzindo o tempo de revelação para minutos, por isso, designa-se alcale contido nesta solução que é indicado por valores de Ph, que quanto mais elevado estiver nesta solução a alcalinidade também será elevada. Mas com esta elevada alcalinidade, favorece a oxidação do agente revelador na solução e faz com que reduza a vida útil dos reveladores, por esse motivo é preferível conservar os agentes reveladores e a solução alcalina (acelerador) na forma de soluções separadas.

  Preservativos

O agente conservador antioxidante, freqüentemente o Sulfato de Sódio ou de Potássio, retarda a oxidação da solução do revelador alcalino, tende a manter a proporção de revelação e ajuda a evitar manchas na camada de emulsão da película.

  Retardadores

Freqüentemente o Brometo de Potássio ou o Iodeto de Potássio são utilizados como retardadores ou antivéu. Os Íons de Brometo protegem os grãos não expostos contra a ação, afim, de diminuir ao máximo o crescimento do Véu. Algumas vezes, outras substâncias químicas são adicionadas para suplementar a ação dos Íons de Bromo e de Iodo.

  Endurecedores 

Um agente endurecedor é muitas vezes usado em reveladores automáticos. Estes agentes endurecem a película durante a revelação na solução de revelador alcalino a alta temperatura de forma a evitar a dilatação excessiva da gelatina e a danificação da película conforme esta passa através dos rolos da processadora.


  Reforços para revelador

São soluções que restauram o revelador a aproximadamente sua força original. O reforçador compensa a diminuição da atividade química do revelador original após o uso, e contém alta alcalinidade para contra balancear com a redução alcalina da solução de trabalho.

  Banho de enxagüador

Após o filme ter sido revelado ele retém uma considerável quantia de revelador na gelatina, que ao ser transferido ao fixador neutraliza alguns dos ácidos no fixador. Com isso a solução será prejudicada e produzirá mancha nas radiografias. Na revelação é importante que o filme seja enxaguado antes de ser imerso no fixador com o objetivo de reduzir esta transferência do revelador.

  Banho interruptor

O banho interruptor é uma solução de ácido acético e água. Uma fórmula padrão para o banho interruptor adequado para o uso com um revelador energético, tal qual o uso para o filme de Raios-X é uma mistura nas proporções de 128 ml de ácido acético (28%) para 1 Litro de água (No preparo sempre será necessário colocar o ácido na água e não a água no ácido).

 FIXADOR

O fixador interrompe o processo de revelação e retira todos os haletos de prata que não foram expostos à radiação.
Dentre outras funções do fixador ele volta a endurecer a emulsão.
Para se completar a revelação é necessário eliminar os cristais não revelados do filme revelado antes da lavagem, desta forma o filme não ira descolorir ou escurecer com o tempo ou pela exposição da luz. Além disso, as coberturas de gelatinas devem ser endurecida de maneira que o filme resista a arranhões e possa ser secado com ar quente. Estes processos são conhecidos como Fixação. A fixação é importante para manter a qualidade de uma radiografia. Os ingredientes básicos para um banho de fixação são:

A-   Solvente
B-    Agentes clarificantes ou de fixação
C-    Preservativos
D-   Endurecedores
E-    Acidificantes
F-    Amortecedores

 Solvente

O solvente à base de água dissolve os outros ingredientes, difunde-se na emulsão carregando consigo o agente clareador, e dissolve os compostos de Tiossulfato de prata, desta forma ajudando a elimina-los do filme.

 Agente clarificante ou fixador


Agente clarificante ou fixador dissolve e remove a emulsão dos haletos de prata não revelados. Esta ação modifica as áreas não expostas de filme de uma aparência leitosa para uma aparência clara ou transparente, deixando a imagem negra de prata produzida pelo revelador. Os mais usados são os Tiossulfato de Sódio e o Tiossulfato de Amônia. Estes agentes são também conhecidos como Hipo.
Se um filme não for adequadamente clareado, os cristais não expostos se tornarão escuros a serem expostos a luz e obscureceram a imagem.


 Conservador

Comumente usa-se o Sulfato fato de Sódio como agente conservador para evitar a decomposição do agente clarificante ou fixador.

 Endurecedor


É comumente um sal de Alumínio que evita que a gelatina da emulsão se dilate excessivamente ou se torne macia na lavagem à base de água, ou quando sendo seca com ar quente.
Também diminui o tempo de secagem.

 Acidificante


O Ácido Acético ou outros compostos de ácido são usados para acelerar a ação de outras substâncias químicas e para neutralizar todo o revelador alcalino que possa ser trazido pelo filme.

 Amortecedores


Existem diversos tipos de compostos chamados de amortecedores que podem ser adicionados a solução para manter a desejada acidez ou alcalinidade, desta forma ajudando a reação a obter melhores resultados. Eles são colocados no banho fixador para estabilizar a acidez contra a adição de reveladores alcalinos que foram trazidos pelo filme. Sem os amortecedores, o alcalino trazido pelo filme neutralizaria o ácido no fixador, interferindo com a atividade do fixador e encurtando a vida da solução. Alguns amortecedores também ajudam a reduzir a deposição de resina no banho de fixador. 

 Lavagem


Se a radiografia não for lavada por um temo prolongado, com a devida agitação, em um adequado volume de água, a imagem irá eventualmente se descolorir e desbotar. Os filmes devem ser lavados em água corrente que circula de maneira que ambas as superfícies do filme recebam água fresca continuadamente, removendo os agentes fixadores.

 PREPARO DAS SOLUÇÕES

É uma das etapas mais importantes na revelação, é o correto preparo das soluções de acordo com as instruções do fabricante dos produtos que garante a sua qualidade.
Para obter os melhores resultados devem-se proceder rigorosamente ao que a bula do fabricante recomenda e utilizar sempre todos os produtos da mesma marca.

Precauções gerais quando do preparo dos químicos:


v Lavar completamente os tanques, tampos e os reservatórios da processadora.
v Não espirrar uma solução na outra, principalmente fixador no revelador, pois pode contaminar os químicos.
v Usar sempre o protetor contra respingos, que acompanha cada equipamento.
v Usar recipientes para a mistura e armazenamento, feitos de materiais não corrosivos.
v Não usar outros tipos de recipientes que tenham sido soldados.
v Manter os tanques sempre fechados, evitando sujeiras, evaporação dos químicos e uma rápida oxidação, esta proporcionada pelo contato com o ar.
v Use sempre espátulas ou mergulhadores separados para agitar as soluções quando da diluição dos químicos.
v Tomem cuidados ao usar termômetros de mercúrio para aferir a temperatura das soluções, porque este se quebrar o mercúrio representa perigo por causa da toxidade e pode produzir um alto nível de véu no filme.
v  Por último, ajuste a temperatura da água na qual serão dissolvidas as substâncias químicas de acordo com a recomendação na bula do produto.

 Substâncias químicas líquidas


Substâncias líquidas em água, devemos tomar duas precauções:

v A temperatura da água deve estar dentro do limite recomendado, e os ingredientes devem ser adicionados de forma correta.
v Misturar bem, na revelação manual, adicionar o reforçador antes de usar a solução.

 Substâncias químicas em pó


O preparo deve ser realizado em um outro local para evitar contaminação de materiais sensibilizados pelo pó durante a mistura.
Ao preparar coloque as substâncias químicas em pó primeiro na água do tanque e adicione a substância química devagar mexendo sem parar para evitar aglutinação ou formação de fragmentos. Coloque sempre devagar e cuidadosamente para evitar a poeira química. Grandes quantidades não devem ser misturadas a mão e sim com misturadoras elétricas.

 FATORES QUE AFETAM O GRAU DE REVELAÇÃO

Existem fatores de processamento que afetam diretamente a revelação.
São eles:

Tempo
Temperatura
Agitação
Interrupção do processo de revelação


 Tempo

É recomendado pelo fabricante que se siga religiosamente tempo de preparo da mistura e de imersão do filme. Para que os químicos fiquem prontos adequadamente deve ter um tempo de preparo e de mistura para que não haja nenhum tio de aglutinação nos filmes ou manchas. O temo da imersão a solução diluída produzirá contraste máximo, por esse deve-se controlar cuidadosamente o tempo de imersão.

Temperatura


Quanto mais baixa mais lentamente atuarão as substâncias reveladoras, se superior a 28ºC em processamento manual ou 37ºC em processamento automático amolecem acentuadamente a gelatina, fazendo com que a emulsão possa se deteriorar com facilidade. Os agentes de revelações automáticas, contém agentes endurecedores de gelatinas na película.
No processo manual a temperatura varia entre 13ºC à 27ºC.

 Agitação 


A gelatina é algo semelhante a uma esponja que se embebe do agente revelador, se o filme não for agitado os agentes reveladores se esgotam rapidamente.
A agitação é fundamental, pois o Brometo que se origina como subproduto é um retardador de revelação. Deve-se procurar uma agitação uniforme durante toda a operação, sendo contínua, pode se reduzir o tempo de revelação em aproximadamente 20%, na processadora automática é produzida a ação rotatória dos roletes dos transportes, por bombas de recirculação e pela passagem mecânica da película através do revelador.



 Interrupção do processo de revelação     

Podemos utilizar dois métodos para interrupção:

1-     Utilização de uma solução de Paragem, na qual seria imersa a película revelada.
2-     Proceder uma operação de lavagem uniforme, pois se houver permanência de agentes reveladores ativos na emulsão e se for imersa no fixador, poderá transformar a prata que se formou em uma espuma de prata coloidial ou véu dicróico.  

Postagens mais visitadas deste blog

Forames do Crânio

Pólipos nasais

Pé sem perna