Artrografia e Pneumoartrografia

A artrografia é exame dos espaços articulares com injeção de contraste, pode ser feita em todas as grandes e em muitas das pequenas articulações do corpo. Pode-se injetar material radiopaco e ar, freqüentemente ambos, pneumoartrografia, o que é seguido da radiografia simples ou da TC Esta técnica tem a vantagem de proporcionar realce de contraste e permitir a amostragem de líquido no espaço articular. Contudo, esses exames são invasivos e só mostram a parte interna do espaço articular. A capacidade da RM em fornecer a imagem completa da medula óssea, dos tecidos moles, da cartilagem articular, do menisco e do espaço articular fez com que ela substituísse a artrografia do joelho, do ombro, do quadril e da articulação temporo-mandibular na maioria das aplicações. A artrografia simples também é freqüentemente substituída pela RM quando há necessidade de estudo por imagens de articulações menores.
A artrografia ainda é usada no diagnóstico de lesões complexas, na identificação de copos livres intra-articulares e na lesão da cartilagem articular. O exame requer conhecimento da estrutura anatômica da articulação normal e atenção para as soluções de continuidade das margens, falhas de enchimento e inibição da cartilagem anormal pelo contraste. O extravasamento de contraste para cavidades articulares distintas no ombro e no punho permite o diagnóstico da ruptura articular.
 
Pneumoartrografia do joelho
A articulação do joelho propriamente dita é uma grande articulação complexa que envolve basicamente a articulação entre o femur e a tíbia, a articulação tibio-femoral. A articulação patelo-femoral também é parte da articulação do joelho na qual a patela articula-se com a superfície anterior da porção distai do fêmur.
Os quatro ligamentos do joelho são: Os ligamentos cruzados anterior e posterior e os ligamentos colaterais tibial e colateral fibular.
Articulação Tibio-fibular proximal - a fíbula proximal não faz parte da articulação do joelho porque não se articula com qualquer face do femur, embora uma parte de um dos ligamentos colaterais estenda-se do femur até a fíbula proximal lateral. Entretanto, a cabeça da fíbula articula-se com o côndilo lateral da tíbia ao qual está fixada por determinados ligamentos posteriores.
A cavidade articular da articulação do joelho é o maior espaço articular do corpo humano. A articulação do joelho total é do tipo sinovial, encerrada em uma cápsula articular ou bursa (uma estrutura sacular multifacetada complexa revestida por uma membrana sinovial intimamente integrada com determinadas fibrocartilagens e ligamentos).
Meniscos (discos articulares) - os meniscos medial e lateral são discos fibrocartilaginosos entre as facetas articulares da tíbia (platô tibial) e côndilos femorais.
 
Objetivo:
A pneumoartrografia do joelho é realizada para demonstrar e avaliar patologias da articulação do joelho e estruturas de tecidos moles associadas. As estruturas de maior interesse incluem a cápsula articular, meniscos e os ligamentos colaterais, cruzados e outros menores. Estas estruturas são visualizadas através da introdução de um meio de contraste na cápsula articular com imagens em detalhes fluoroscópicos e/ou imagens radiológicas de rotina, utilizadas para registrar uma imagem permanente.
 
Indicações clínicas:
A pneumoartrografia do joelho é indicada quando há suspeita de rupturas da cápsula articular, meniscos ou ligamentos. O joelho é uma articulação submetida a considerável estresse, principalmente durante a atividades esportivas. Portanto, grande parte da patologia observada no joelho é traumatismo. Um exemplo de patologia traumática que indica a pneumoartrografia é um Cisto de Baker que se comunica com a cápsula articular, na área poplítea.
 
Metodologia:
Paciente em decúbito dorsal, o joelho radiografado sobre a L.C.M., realiza-se uma radiografia simples em AP e em P (perfil).
Após a realização das radiografias simples, injeta-se mais ou menos 20 ml de contraste negativo (ar) e aproximadamente 5 ml de contraste positivo (iodado). O paciente poderá ficar tanto em decúbito ventral como dorsal, para a realização das várias manobras com o joelho e várias incidências em stress com o objetivo de observar a cápsula articular e meniscos.
- R.C. - perpendicular à articulação do joelho entrando no ápice da patela.
- Chassis - radiografia simples. 18 x 24 panorâmico ou 24 x 30 dividido na transversal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Forames do Crânio

Pólipos nasais

Pé sem perna