Síndrome de Dandy-Walker
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhzWMCXDkTf7CIreKnOhQ2FahcYnHbODyiAu5LMLCGvkETHvO9ld9aWD05WJ3ZQBr8rkTmLgRW7A0k3PoINCqOEjzrSHerQ-3DtAIcCYzz4kPIOURqlX_S48_9lKKsiT4ScyVE6kbimOzZ8/s400/dandy+walker1.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiowx0Te16JicJmZyV0yI_8cJd_OxcWDhu3ukV_DDHt-D2_In9SPLDrP20tZnQmsFCEATTF525TYIxF0swOSdBcSZBdLkqL08DMdnH3fu6bpvNfVUe7_G9vct9zRKz2OE6sHy1CnETV5ftW/s400/dandy+walker.jpg)
A síndrome de Dandy-Walker consiste numa forma específica de hidrocefalia, secundária à obstrução ou atresia dos forames de Luschka e Magendie. Ocorre hidrocefalia severa supratentorial, dilatação cística do 4o ventrículo, vermis pequeno, afastamento dos hemisférios cerebelares, ausência do teto do 4o ventrículo, espessamento e opacificação da pia-aracnóidea das cisternas da base do crânio e dilatação do aqueduto. A patogenia da síndrome é controvertida, no entanto a mais aceita sustenta que a folha do desenvolvimento dos forames de Luschka e Magendie, durante o quarto mês de gestação, leva ao abaulamento cístico do 4o ventrículo e à hidrocefalia. Outra teoria observa que a malformação de Arnold-Chiari, a síndrome de Dandy-Walker, o cisto aracnóide de cerebelo e a siringomielia sejam manifestações diferentes de uma mesma doença, produzida pela falha de desenvolvimento dos forames do 4o ventrículo e a manifestação individual das alterações depende do grau de elasticidade do teto do rombencéfalo imperfurado. Os estudos mais recentes aceitam que a síndrome de Dandy-Walker decorre de uma falha do desenvolvimento do teto do rombencéfalo. Esta falha tem como possível causa um efeito teratogênico sobre o SNC e outros órgãos sistêmicos.
Os lactentes apresentam-se com aumento rápido do perímetro cefálico e occipúcio proeminente. A transiluminação da cabeça pode ser positiva. A maioria das crianças exibe sinais dos tratos longos, ataxia cerebelar e atraso dos marcos motores e cognitivos.
Comentários