Anatomia do Fígado
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi7UyBuZmfMrVENRdEllbdsPxYGPECtPI2agxCKJdTSD4NDassg3aunAfe7mY0M_NjarPhMQ4DD0fL9HxSO-rxG0d6k9lpU9XJ9C-4vKPKOCtGXOFUssmBsCdoPS3XEE7VIM-yH0JobHrfl/s400/figado1.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhdaROXUamxhOQORtcZ5shMkXgphVXvRDnUU6Cbb79VUEmic6TSZ-LKn2QmTTWxZ0xT0zrxRSP6Z9OKyxA4DtVd37D9sYO2yE3RsSkDU_xfZVJeB9-qxGEU9PPxf1yxNwVAAyY9pJJIEdAQ/s400/figado.jpg)
Anatomia
A anatomia básica do fígado é simples, embora ele seja um órgão muito complexo e rico em particularidades. Localiza-se na cavidade abdominal, no hipocôndrio direito, abaixo do Músculo Diafragma, lateralmente ao estômago, acima do pâncreas e anteriormente a vesícula biliar. Além do mais, a margem inferior do lobo direito do fígado apresenta um íntimo contato com o intestino grosso.
O fígado possui quatro lobos: o direito (o maior), o esquerdo, o quadrado, o caudado. Unindo os lobos esquerdo e direito, há o ligamento falciforme; e fazendo a junção entre o fígado e o Músculo Diafragma, há dois ligamentos: o triangular e o coronário.
É irrigado principalmente pelas Artérias Hepáticas, e é drenado pelas Veia Cava Inferior e Veia Porta, sendo esta última a principal via de comunicação do fígado com o corpo.
Comentários